5 erros que você NÃO pode cometer em um Entrevista de Emprego
Compartilhar



Após muita procura e muitos currículos enviados para várias empresas, você finalmente conseguiu a oportunidade de ser entrevistado por uma delas. Sendo seu primeiro emprego, você deve estar nervoso e com medo de errar em algo e não conseguir causar uma boa impressão.


Sabendo disso, preparamos 5 erros que os candidatos costumam cometer em uma entrevista para que você consiga seu emprego dos sonhos. Confira abaixo:


 


Tratar a entrevista como um interrogatório


Uma das falhas mais comuns dos candidatos na hora de uma entrevista é não participar do processo de forma ativa, isto é, tratando aquele momento como se fosse um interrogatório, em que apenas o entrevistador faz as perguntas e você responde. A entrevista é a oportunidade que você tem de entender como a empresa e seus processos funcionam, e se conseguirá se encaixar naquele ambiente ou se deverá seguir buscando por emprego em outros lugares.


A maneira correta de ser entrevistado é também questionar o entrevistador a respeito das dificuldades pelas quais a empresa e o time passam, como é um dia comum no local e qual é a estratégia que o departamento deseja implementar no ano. Fazer essas perguntas demonstrarão mais interesse e ajudarão você a se acalmar.


 


Falar demais


Outro erro que pode ser evitado é o de falar demais ao ponto de estender um assunto mais do que o necessário, até mesmo interrompendo o entrevistador. O ponto crucial para uma boa entrevista é ouvir mais e falar menos. Isso não quer dizer que você deve apenas responder de forma monossilábica, mas ser mais direto na sua resposta, dando um ou dois exemplos a respeito do que está dizendo.


 


Estar distraído


Outra falha que os candidatos cometem é a de se distraírem durante a entrevista, utilizando até mesmo o celular. O momento da entrevista deve ser tratado com seriedade, e sua atenção deve estar focada unicamente no entrevistador e no que ele diz. Olhar o celular passará a imagem de desinteresse e de falta de educação.


 


Não ser natural


Quando se está sendo entrevistado, o correto é agir de forma natural e de acordo com sua personalidade, e não incorporar outra. Esse tipo de comportamento é facilmente identificado no momento da entrevista e transmite a imagem de insegurança. Manter seu comportamento natural é outra forma de você e seu futuro empregador verificarem se você irá se encaixar na empresa e no time.


 


Chegar atrasado


Ao participar de uma entrevista de emprego, o objetivo principal é causar uma boa impressão, e uma das atitudes que prejudicam esse objetivo é o candidato chegar atrasado para a entrevista. O correto é chegar cerca de dez minutos antes para evitar problemas, como trânsito parado. E caso algo tenha ocorrido, ligue para o local da entrevista e explique a situação. Assim eles saberão que você é responsável e essa situação foi algo fora do comum.